03 setembro 2016

Voltando aos cachos - Dicas e Dúvidas


Oi gente! Vou deixar o vídeo aqui pra quem quiser ver, mas é claro que vou deixar tudinho que tá no vídeo, aqui no post <3


Faz 1 ano e 1 mês que eu fiz progressiva da última vez, mas tem apenas 3 meses que eu realmente dei inicio a transição. Se você não sabe, transição capilar é o processo de ter o seu cabelo natural de volta. Ele consiste em você deixar o seu cabelo natural crescer, e ir cortando a parte lisa do cabelo, e ir cuidando e deixando o seu cabelo lindo, natural e saudável. Então, geralmente quem faz isso, é quem já passou por processos químicos no cabelo para alisar: progressiva, relaxamento, entre outros, e agora quer ter o cabelo natural de volta.

Dica 1. Se aceite.


Passar pela transição é muito mais que querer ter aquele cabelo cacheado lindo que você vê por aí. É aceitar o seu cabelo como ele realmente é. Não adianta você sair do padrão liso para o padrão cacheado perfeito, com volume na medida certa e definição perfeita do cacho. Seu cabelo vai ser do jeito que ele é, e você vai cuidar dele e ele vai ser lindo, mesmo que não seja aquele cabelo que as famosas tem. Não ache seu cabelo feio só porque ele é diferente dos que você se inspira. E outra coisa, esse processo vai ser difícil, até seu cabelo crescer natural, ficar do tamanho que você quer... pode levar anos.

É um caminho difícil, mas quando você se aceita assim, quando você aceita seu cabelo como é, fica muito mais fácil. É a terceira vez que tento fazer a transição, e das outras vezes eu não me aceitava, eu ficava triste, pra baixo, odiava meu cabelo do jeito que tava nascendo, e por isso desisti. Dessa vez é completamente diferente, estou apaixonada pelo meu cabelo assim, e não poderia estar mais feliz.

Dica 2. Desapegue da chapinha.


No primeiro mês que você faz a progressiva é uma maravilha, mas todas sabemos que depois de um mês não é mais tão perfeito assim, e aí entra ela: A danada da chapinha. Claro que eu achava que o cabelo natural que estava nascendo era feio. Afinal, ele não definia, nascia aquele cabelo danificado, mal tratado, que só sabia ficar armado e pro alto, enquanto o resto do cabelo estava liso. Então né, eu via aquilo e na hora tinha que fazer chapinha pra disfarçar. Quando dei inicio a transição e parei de fazer isso, em 15 dias eu senti que meus cachos começaram a aparecer. Meu cabelo tinha crescido muito mais do que eu achava, e a raiz começou a ficar bem definida.

Você pode passar pela transição capilar fazendo a chapinha, esperar ele crescer, depois cortar a parte lisa, e parar de fazer chapinha. Sim, é um jeito. Mas você vai conseguir? Porque como eu disse, quando você faz chapinha, seus cachos se desfazem, eles não ficam como realmente são. Conforme seu cabelo for crescendo, devido a chapinha, a parte natural vai ficar feia, e vai ficar cada vez mais difícil lidar com a chapinha e você vai começar a pensar que se fizer a progressiva, vai ser muito mais fácil. Só largando de ver a danada pra você perceber o quanto é bom ser livre dela.

Dica 3. Penteados e Texturização.


E quando você não quer mais alisar a parte enrolada, mas não pode ficar com aquele cabelo - que nos da muita aflição - com duas texturas, temos que dar um jeito, né? Você pode tentar fazer alguns penteados para disfarçar, e acredito que tranças é o melhor para recorrer, da pra fazer coisas lindas com elas e elas disfarçam muito bem!

Mas se você está cansada de sempre fazer tranças, coque, rabo de cavalo, ou você vai pra algum lugar especial e quer fazer algo diferente: Faça uma texturização. Isso é quando você enrola a parte lisa do cabelo para combinar com a parte natural ♥ Existem vários tipos de texturização: com tranças, bigudinhos, canudos... enfim, no youtube tem muuitos vídeos de como fazer, e vocês vão amar. Testem, testem e testem até achar aquela que cai melhor pro seu cabelo. Vale a pena. Eu também tenho a minha texturização e pretendo fazer um vídeo em breve pra ensinar <3

Dica 4. Use os produtos certos. 


Usar os produtos adequados para o seu tipo de cabelo faz toda a diferença. É claro que existem produtos que se dão melhor mais em alguns cabelos e menos em outros, então pesquise bem, procure por resenhas, escolha os produtos e teste.



E não precisa gastar muito. Como boa pobre que sou, apostei em produtos baratos de marcas que eu confio, e não pode ser melhor: Gastei 20 reais super bem gastos e estou amando os resultados que estão me trazendo:

Shampoo e Condicionador CACHOS - Niely Gold: R$11,90
Ativador de cachos - Salon Line: R$ 7,90
Cabelos cacheados lindos, definidos e maravilhosos: Não tem preço.

hehehe.

Dica 5. O tempo de crescimento/transição


Isso é mais pra dúvida do que dica, mas vamos lá: Vejo muitas meninas perguntarem quando tempo dura a transição capilar. Bom, ela dura o tempo que levar para você cortar toda a parte lisa e seu cabelo estar todo natural. Isso vai depender do crescimento do seu cabelo, e de quando você vai ter vontade e se sentir pronta para fazer o big chop.

Lembrando que cada cabelo, cada organismo, tem o seu tempo. Não fique brava se o seu cabelo demora mais do que a da amiguinha para crescer. É válido sim usar produtos e fazer tratamentos para ele crescer mais rápido, mas não se desanime nem desista se não é tão rápido quanto você queria. Ah, e lembre-se também do fato encolhimento. O que vale é o tanto que cresceu e não o tamanho dele, já que: quanto mais o cabelo cacheado cresce, mais ele encolhe.

Dica 6. Cuide do cabelo com amor


Essa dica nem tem muito como explica né? Dê amor, carinho, e os produtos ideias para o seu cabelo que ele vai ficar lindo. Ele precisa de você para poder crescer e ficar saudável. Eu sei que alguns dias são mais difíceis que outros, mas o tempo passa, e passa muito rápido, e logo você estará com seu cabelo natural dos sonhos. Apenas ame seu cabelo, e ame a si mesma, e o resto é consequência <3

Dica 7. Não desista. 


Essa dica é a mais fundamental. A única coisa que está entre seu cabelo agora e seu cabelo perfeitamente natural é a sua determinação. É a sua persistência em continuar. Se você tem vontade de ter os seus cachos de novo, nenhuma progressiva vai ser capaz de saciar o seu desejo. E mais cedo ou mais tarde você não vai mais aguentar, então se você já começou, mesmo que esse começo tenha sido apenas a primeira decisão de não alisar mais o cabelo, não desista agora. Tudo o que queremos muito, que vai nos fazer feliz, é mais difícil de conseguir. Então saiba disso: que se está complicado, se está tendo obstáculos, é porque você ta no caminho certo.

As pessoas que te julgam, que te criticam, que não te apoiam, elas não entendem o que você está sentindo. E quando disserem que o seu cabelo é feio, você sempre vai saber que feio é o preconceito delas.

Esse post já virou quase um livro de auto ajuda então vou parar por aqui, ok? Espero que gostem das dicas, que possa ajudar vocês de alguma forma, e que isso inspire vocês a continuar com a transição e voltar com seu cabelo natural <3 Ah, comente o que achou, se você já deu início a transição, ou se quer começar. E se você tiver alguma dúvida, vou amar saber! Beijos <3

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Butlariz • contatobutlariz@gmail.com Feito com ♥ por Lariz Santana / Moonly Design