Layout

- 4.5.17

Como conseguir parcerias com o blog?

Como conseguir parcerias com o blog?


Essa é uma pergunta que eu vejo muito pelos grupos do facebook: Como conseguir parcerias com o meu blog? Quantos números eu preciso ter pra fazer parcerias? O que é preciso para conseguir? E hoje eu vim dar as minhas dicas pra vocês sobre isso, já que quando eu estava procurando, consegui fechar algumas boas parcerias e receber vários produtinhos bem legais!

Lembrando que nada aqui é REGRA, é tudo com base na minha experiência e na minha visão sobre os blogs. 

Conseguir parcerias vai muito além de encontrar a marca e enviar o mídia kit, você precisa saber que seu blog está pronto pra assumir essa responsabilidade com a marca, e com seus leitores.


1. Tenha um blog de qualidade

• Tenha bons posts: Se você quer ter um blog, é fundamental gostar de escrever e criar os posts. Analise seus posts e veja se estão de fácil entendimento, se sua ideia e mensagem que quer passar está bem esclarecida, revise a pontuação, gramática e ortografia. Não tenha preguiça de pesquisar, de passar todas as informações importantes. Se dedique ao conteúdo que está criando. 

• Imagens boas são sempre bem vindas. Caso não consiga fazer a própria foto pro post, existem bancos de dados como o pixabay, que disponibilizam imagens gratuitas para usar. Procure editar as imagens pra que fiquem do tamanho da sua área da postagem, nada mais lindo que fotos alinhadas com o texto.

• Organização: Veja se seu layout facilita a navegação dos seus leitores, se da pra achar as informações que estão procurando, e principalmente se não há nada nele que tire a concentração do seu conteúdo. Botão de comentar bem visível é um ponto forte também.


2. Interação 

A maioria das marcas não vão olhar apenas pra quantos seguidores e inscritos você tem, elas vão olhar pra interação que você tem com o seu público. Por exemplo, não adianta seu canal ter 20 mil inscritos, se só 50 pessoas assistem seus vídeos e 2 comentam. Pra marca ou empresa, é importante saber que quando você falar sobre o produto deles, as pessoas vão ver, vão se importar, vão querer falar sobre isso.  Você tem que saber que pode dar um retorno para a sua parceria.


3. Tenha princípios 

Antes de oferecer seu blog e suas redes sociais, tenha em mente que tipo de marca, empresa e produto você quer que sua imagem seja ligada. É importante procurar parcerias que tenham a ver com o seu cantinho e com o seu público, para que haja interesse. Também é importante pesquisar muito sobre o outro lado antes, se eles são de confiança, se passam uma boa mensagem e imagem. Afinal você estará ligando sua imagem a essa marca, e principalmente, incentivando seus leitores a consumirem dela, então tenha cuidado.

Além disso, sempre vai haver desvalorização. Analise bem a proposta, e veja se é compatível com o que você vai fazer. Se você quer ser vista como uma blogueira séria, seja uma blogueira séria. Aceite apenas as parcerias que irão valer a pena pra você. 


Agora sim! Vamos botar a mão na massa e ir atrás das nossas parcerias.


4. Carta de apresentação 

Quando você mandar e-mail para uma marca, esse e-mail precisa ser muito mais que um "E aí mano, vamo fechar umas parceria, parça?". Se apresente, fale seu nome, seu blog e o motivo para contato. Conte um pouco sobre o seu blog/canal, sobre o que ele é, que tipo de conteúdo aborda. Pergunte o que é preciso para fazer parte do mailing da empresa e se há algum tipo de cadastro para blogueiras. Por fim, diga que o mídia kit está em anexo. 

Vou fazer outro post com mais dicas e informações sobre essa carta de apresentação, aguardem ♥


5. Mídia Kit 

O Mídia Kit é o currículo do seu blog. Nele você vai contar mais detalhadamente sobre o seu cantinho, seus objetivos com ele, que mensagem você quer passar. Pode falar mais sobre os assuntos que você aborda e seu diferencial. Mas principalmente, os números. Quantas visualizações você tem, seguidores, inscritos. Qual seu engajamento nas redes sociais. Que tipo de público você tem. O mídia kit traz essas e outras informações importantes para as empresas. 

Veja meu Mídia Kit Free o/


6. Encontrando lojas e marcas 

Acho que essa é a parte mais trabalhosa, encontrar as marcas e endereços de e-mails para enviar. Seguem algumas dicas:

• Pesquise. Por exemplo, se seu blog é de beleza, procure no google por produtos de maquiagem ou cabelo para comprar. Pesquise por resenhas, por recebidos, indicações de lojas...

• Entre em sites de lojas, nelas tem vários produtos com várias marcas diferentes, pesquise sobre elas, encontre os sites dessas marcas e ache os e-mails ou formulários de contato :D 

• Você também pode procurar pelas hashtags no instagram, # a ver com os tipos de produtos que você procura. Entre no insta de uma marca ou lojinha e vê quais hashtags ela usa, provavelmente vai haver outras usando as mesmas hashtags. Você pode procurar por outras como: #recebidos #publi 

• Outro jeito de encontrar, é conversando com as miga blogueiras e perguntando pra elas kkkk. Eu mesma consegui várias parcerias por indicações de amigas, assim como eu já indiquei muitas também.


7. Faça valer a pena 

Se você finalmente conseguiu fechar a parceria, e a marca dedicou tempo a você, investiu em você, te enviou um produtinho em troca de você falar sobre ele no seu blog, fale de forma digna. Faça uma boa resenha, conta de verdade o que achou, não tenha preguiça e falta de vontade de fazer o post. Era isso que você queria, agora faça valer a pena. 

Até porque, as futuras marcas irão ver esses posts, então um conteúdo bom, é um ótimo exemplo do seu trabalho.

- ♥ - 

Por enquanto essas são as dicas, ainda nesse mês vou postar mais sobre Mídia Kit, Carta de Apresentação, e como ter imagens de melhor qualidade no blog <3 Comentem o que acharam, e se tiverem alguma sugestão de post, vou adorar saber! 

Beijinhos,
Lariz

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Adoreei a postagem, super fácil de intender e super completa !

    www.sindromedoluxo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Beijos ♥

      Excluir
  2. Nossa eu amo muito a Lariz, butlariz também amo UEHUEHUEHUHE desculpa o trocadilho, nao dei conta♥♥ Mas é porque eu amo muito mesmo. Ás veze seu realmente penso em fazer algumas parcerias mas nao sabia como, e aqui tá muito simplificado ♥♥ Vou atrás do seu mediakit free, e ver se deixo o meu site com .com no final também!

    Depois de quase 1 mês de hiatus eu finalmente voltei, a voltei com garra!
    Então, MT MT MT MT OBRIGADA ♥♥♥
    Sekai Bakawaii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK ADOREIIII. Que ótimo, vai fundo miga, e tem que ser assim mesmo, voltar com tudo <3 Fico realmente feliz em poder ajudar. Precisando to sempre aqui!

      Excluir

• 2015 - 2017 Feito com ♥ por Lariz Santana