como criar um blog de sucesso, como começar bem um blog, como fazer o meu blog crescer

Cada dia mais os blogs estão se tornando algo profissional. A maioria de nós quer ir além de ter só um espaço na internet: queremos que esse espaço cresça, seja relevante e alcance muitas pessoas. Aqui você encontrará dicas – baseadas na minha experiência – que vão desde os primeiros passos para criar o blog, até estratégias que vão te ajudar a conquistar seu público. Esse post é indicado para quem quer começar bem um blog ou blogueiras iniciantes que querem melhorar ainda mais.

Alerta: Esse post é bem grande, por se tratar de um Guia. Ou seja, é aconselhável que vá lendo aos poucos, com calma, quando tiver tempo para parar e mexer no seu blog. Assim você pode ir vendo as dicas, e ir aplicando. Aproveita e deixa o post nos seus favoritos pra ir vendo sempre 😉

1. Criando seu blog

Qual vai ser o tema/assunto? Antes de tudo, acho importante ter definido os assuntos que você vai falar, afinal não adianta nada criar seu blog e depois não saber o que postar nele. Então, tenha em mente sobre o que vai ser o seu blog. Você não precisa necessariamente ter um nicho (como por exemplo: livros) e só falar desse tema pro resto da vida. Mas defina todos os temas dos quais você quer falar, ou até mesmo, se o seu blog vai ser sobre tudo: mas tudo o quê?

Escolhendo um nome: Agora você já sabe sobre o que vai ser seu cantinho, fica um pouco mais fácil escolher um nome que possa passar aos seus leitores uma ideia melhor do que o seu blog se trata. Você precisa se identificar muito com esse nome, ver ele e pensar: “Uau, é a minha cara”. Inclusive, ultimamente, está muito em alta usar o seu próprio nome como título do seu blog. Bom, se precisar de um ajudinha, eu tenho um post com Ideias e Dicas de nomes para usar. Mas lembre-se sempre de pesquisar e ver se não tem alguém já usando o nome que você escolheu.

como criar um blog de sucesso, como começar bem um blog, como fazer o meu blog crescer

Photo by Kaboompics // Karolina from Pexels

Pense no seu público: A quem o seu conteúdo será direcionado? Adolescentes, jovens adultos, estudantes, mães, homens, mulheres, pessoas que gostam de tecnologia, ou pessoas que gostam de vida saudável… a lista de possibilidades é enorme. Mas pensar um pouco sobre em quem você quer alcançar, pode te ajudar na hora de determinar o estilo do seu blog, o seu jeito de “falar” nas postagens, e até ajudar com ideias de posts para criar. Decida para quem seu público será direcionado, e estude ele.

Hora de criar o blog: Se você ainda não pode investir muito, eu recomendo que você use a plataforma blogger. Nela você encontra facilmente layouts gratuitos, tutoriais, e também, pessoas que façam layouts personalizados por um ótimo preço. Sem contar que você não precisa ter nenhum gasto com ele a princípio. Caso precise de ajuda pra criar, esse tutorial completíssimo da minha amiga Meio Julia, pode te ajudar bastante.

2. Cuidando da aparência

Escolher um tema: Essa é a parte mais divertida pra mim (não é atoa que trabalho com isso né), mas essa é a hora de escolher um layout para o seu blog, que vai deixar ele com a sua carinha, mostrando para os seus leitores a sua personalidade, e principalmente, deixando seu conteúdo organizado.  Se você usar a plataforma blogger, com certeza vai encontrar várias opções de layouts gratuitos disponíveis. E se você puder investir um pouquinho nesse momento, vale a pena fazer um orçamento com algum profissional que pode deixar seu cantinho como você sempre sonhou! (Eu, por exemplo). Caso você utilize outra plataforma, com certeza existe nela opções para personalizar seu blog.

Organizando seu tema: É fundamental que as pessoas consigam navegar no seu blog com facilidade, encontrar o conteúdo que elas desejam, e também que elas fiquem por mais tempo no seu blog. Não esqueça dos seguintes itens:

– Um menu com links que redirecionam para:

  • A página principal;
  • Uma página contando mais sobre você e sobre seu cantinho;
  • Uma página para entrar em contato;
  • Suas categorias mais importantes (aquelas que você quer que as pessoas cliquem).

– Um espaço exclusivo para todas as categorias do seu blog. Não tem coisa melhor do que poder escolher exatamente o que a gente quer ler. Esse passo pode ser um segundo menu, ou um gadget na barra lateral.

– Existem outras coisas importantes, como: Slide de posts recentes, postagens populares, postagens relacionadas, e caixa de busca. Mas esses itens, você pode deixar pra um futuro não muito distante.

Criar um logo: O logo é a primeira coisa que as pessoas vão ver no seu blog, através dele elas vão te conhecer e depois, reconhecer. Ele deve ser objetivo, fácil de ler, e marcante.

como criar um blog de sucesso, como começar bem um blog, como fazer o meu blog crescer
Photo by Natasha Fernandez from Pexels

3. Conteúdo

Criar conteúdo antes de começar:  É muito bom pro crescimento do seu blog, que você tenha uma frequência de postagem. Assim você mantém o seu blog sempre atualizado, e pode organizar a sua rotina para postar nos dias certos. Com a correria do dia a dia, podemos acabar não dando conta de parar em um dia exato e se dedicar horas a fazer um  post bacana, então uma coisa que vai te ajudar muito, é preparar alguns posts e deixá-los prontos para irem ao ar, antes mesmo de lançar o seu blog. Então, depois que começar a postar, você já vai ter o próximos posts prontos, e terá mais tempo para criar mais conteúdo, sem tanta preocupação.

Primeiro post: Acho muito legal  começar o seu blog contando mais sobre você, sobre qual vai ser o conteúdo, as suas ideias e planos pro seu cantinho, quais são seus objetivos (alcançar as pessoas, ajudá-las, repassar informação, entreter, desabafar, etc), e também, o que você espera com o seu blog. Se o seu blog for algo mais profissional, talvez você possa até falar um pouco sobre as suas habilidades, ou sobre como você tem propriedade no tema que estará abordando. Aproveita também pra dizer quais serão os dias de posts, assim seu público já saberá quando esperar. Mas caso você ache que não precisa de uma apresentação, também já pode começar com um post incrível, mostrando como seu conteúdo é bom 😉

Imagens nos posts: Sempre é bom usar imagens bonitas para ilustrar as suas postagens, não é só bom esteticamente, como também ajuda o seu leitor a não ficar tão cansado. Se você puder tirar suas próprias fotos, com certeza será ótimo. Mas sei que nem sempre é possível fazer isso, então muito cuidado se for pegar a suas imagens no Google. Todas as fotos na internet tem um dono, e esse dono tem direitos. Apenas utilize fotos sem direitos e livre para uso. Ah, e lembre-se sempre de usar imagens de boa qualidade, isso faz muita diferença.

Seja você: Talvez seja uma dica bem clichê, mas sério, seja você! Com certeza se você quer compartilhar algo com o mundo, você vai conseguir mostrar coisas bem legais! E pode ter certeza que o mundo não quer ver mais do mesmo, e muito menos, cópia. Na blogosfera existe muito plágio, o que é bem feio, e sempre acaba mal pro plagiador. Não existe mal nenhum em se inspirar, mas crie o seu próprio conteúdo, use sua própria criatividade, poste o que você realmente gosta, e inclusive, pode até ignorar todas as outras dicas desse post, afinal, eu não sou a dona da razão. Mas você é a dona do seu blog, e se você acha que nasceu pra arrasar, você tem muitas chances de conseguir isso sendo você.

como criar um blog de sucesso, como começar bem um blog, como fazer o meu blog crescer

4. Público

Redes Sociais: Sinceramente, eu não acho que seja necessário você estar presente em tooodas as redes sociais. Mas esteja naquela em que você vai se sentir confortável de criar conteúdo, que você gosta de ficar horas e horas, e vai poder encontrar leitores, e ficar perto deles. Querer criar conteúdo em uma rede social por obrigação é um tiro no pé. Fique naquela que você vê potencial, e principalmente, que irá facilitar o processo pra você. Procure conseguir ganhar destaque na sua rede preferida, e com certeza isso vai te ajudar a levar público pro seu blog!

Os primeiros leitores: Meus primeiros leitores vieram de grupos. Grupos de blogueiras (eu super aconselho a procurá-los no facebook para participar),  e grupos relacionados ao assunto do meu blog. Mas não se engane: Não chegue no grupo deixando o seu link e esperando que todo mundo entre, não é assim que funciona. Interaja no grupo, conheça pessoas, faça amizades, mostre que você sabe do que você ta falando, que você entende do assuntos, e pouco a pouco, as pessoas vão começar a se interessar por você e seu blog. Outra boa dica, é você postar sobre seu blog nas suas redes pessoais. Eu sei que rola muito de ter vergonha na hora de mostrar pras pessoas que conhecemos pessoalmente, e sinceramente, se você sente vergonha, não se force: cada um tem o seu tempo. Mas se você não vê problema nisso, vai lá e mostra! Com certeza, serão potenciais leitores.

Como divulgar: 

– Além dos grupos, e das suas redes pessoais, uma boa é investir em sites como o Pinterest, em que muita gente entra pra procurar conteúdo. Existem inúmeros artigos sobre ele, e vale a pena fazer uma busca.

– Você também pode fazer parcerias com outras blogueiras iniciantes, trocar divulgação com elas, trocar banners entre os blogs, indicar posts relevantes uma da outra, fazer posts colaborativos, projetos em conjuntos, e muitas outras coisas para se ajudar, soltem a criatividade.

– Faça Guest Posts! Isso quer dizer: Posts de convidados. Muitos blogs aceitam conteúdos bons de outras pessoas, e em troca, você divulga seu próprio blog e suas redes sociais.

– Crie conteúdos que as pessoas estejam procurando – dentro dos temas que você aborda. Pense na época do ano em que estamos, no que as pessoas a sua volta estão falando, que tipo de coisa está em alta no dia a dia das pessoas, no youtube, ou nas outras redes sociais. Pensar nisso pode te levar a criar ótimas postagens, e entregar pras pessoas exatamente o que elas querem ler. Mas lembre-se sempre de pensar fora da caixa, trazendo conteúdo atual e diferenciado.

como criar um blog de sucesso, como começar bem um blog, como fazer o meu blog crescer

Invista em SEO: SEO são técnicas que você pode aplicar no seu blog e posts, que vão te ajudar a ser encontrada mais facilmente pelo Google! Nada melhor do que as pessoas entrarem direto no seu blog após fazerem uma busca, essa é a melhor forma de conseguir tráfego. Saber que isso existe já é um ponto de partida para você procurar aprender sobre isso, e depois aplicar no seu blog. Logo, pretendo fazer um post detalhado a respeito desse assunto 😉

Use o Google Analytics: O Analytics é uma ferramenta incrível que monitora o tráfego no seu blog. Através dele você sabe quantas visualizações teve no mês, do que as pessoas mais gostam no seu blog, qual é o seu público, da onde ele vem, e muito mais. Ter conhecimento desses dados, te ajuda a entender mais o seu público, e também a entender melhor o que da mais certo no seu blog, e em como você está crescendo. Pra mim, é uma ferramenta indispensável.

E por último, uma dica que vale ouro: Todos somos diferentes e únicos, então use isso a seu favor para ser notado. Crie seu conteúdo de forma autêntica, assim como você é, e com certeza vai ser um ótimo passo para você ter destaque. Não seja apenas mais um link.

Coloquei nesse post as melhores dicas que eu poderia dar, queria muito saber de tudo isso quando eu comecei o butlariz. Se tem alguma dica que você gostaria de saber mais, me avisa nos comentários. Veja meu Sumário, para ver todos os posts que podem te ajudar de alguma forma.  Se gostou desse post, me ajude compartilhando ele nas redes sociais!