Olá! Se você chegou até aqui, imagino que você já decidiu passar pela transição ou está pensando em fazer isso. Bom, para mim, passar pela transição foi libertador, porque antes mesmo de eu querer voltar com o cabelo natural, eu já não gostava mais de usar tanta química nele, não aguentava mais viver fazendo chapinha, e me torturar nos dias de lavar e hidratar ele. Quando percebi que meu cabelo natural e cacheado, também poderia ser lindo, eu me joguei na ideia da transição, e por mais que tenha sido difícil, também foi ótimo, afinal, eu já havia aceitado isso. Então, a minha primeira dica pra você é essa: Pense bem se a transição é o que você quer, se você se vê com o cabelo natural, se você vai conseguir se achar linda quando cortar ele. Antes de tudo, aceite!

Esse post tem 30 dicas e está dividido em tópicos para ser você achar o que quer de forma mais fácil. Salve nos favoritos para quando precisar. Aproveite!

Minhas dicas pessoais:

1. Encontre motivação durante sua transição: Escreva em algum lugar o que te levou a passar pela transição, quais benefícios isso vai trazer (por exemplo: você não precisar ficar horas fazendo escova chapinha, nem gastar rios de dinheiro com química que estraga seu cabelo, ou como é gostoso cuidar do seu cabelo e ver ele cada vez mais lindo e saudável.). Procure fotos de cabelos naturais que são parecidos com o que e o seu vai ficar, pra você se inspirar. Olhe essas coisas sempre que você se sentir triste ou pensar em desistir, eu fazia muito isso e me ajudava bastante.

2. Não se apegue a ditadura do cabelo perfeito. Quando você vê fotos de cabelos lindos, pode ter certeza que foram tiradas naquele melhor momento, num dia que o cabelo estava mais bonito, e em um ângulo que favoreceu. No dia a dia, é normal que seu cabelo não fique perfeito, e ta tudo bem! Meu cabelo por exemplo, tem muito mais frizz que o normal, em algumas partes ele cacheia muito e em outras nem tanto, ás vezes ele não quer definir tanto, e meu cabelo não tem tanto volume quanto eu gostaria. Mas eu abracei tudo isso, e entendi que meu cabelo é do jeito que ele é, e não do jeito que eu quero. Entender isso, me fez saber como cuidar dele pra que ele fique bonito do próprio jeito, e isso me faz muito feliz.

3. Encontre criadoras de conteúdo com o cabelo igual ao seu, na curvatura e tamanho. Elas sempre dão dicas ótimas, e ideias maravilhosas do que fazer no cabelo, e isso ajuda muito.

4. Faz chapinha se você quiser. Eu já tive opinião contrária a isso, mas hoje não mais. A chapinha por danificar o seu cabelo, pode fazer a raiz dele natural não ficar tão saudável e bonita quanto poderia ficar sem o uso da chapinha constante. Mas se você se sentir melhor passando pela transição com a chapinha, faz isso! Ou então, se você quer usar chapinha de vez em quando, usa. Não tem problema nenhum. Faz o que te deixa feliz. Só não esquece de usar o  protetor térmico.

Produtos para ajudar na transição

5. Shampoo e condicionador Eu Escolho Cachos – Origem / além de hidratar, ele deixa o cabelo muito mais cacheado do que o normal. Eu não usava ele durante a transição, mas tenho certeza que teria me ajudado

6. Ampolas milagrosas 3 minutos pantene / Sinto que elas tem o mesmo efeito do Aussie. Elas reconstroem seu cabelo, e ajudam a tratar os danos causados por tanto tempo de química e chapinha

7. Ativador de cachos da Salon Line / Por ele ser mais grossinho e consistente, é ótimo para fazer texturização

8. Creme de pentear Eu Escolho Cachos Volumosos – Origem / Deixava meu cabelo sem frizz e com mais volume, mesmo na texturização

9. Creme de pentar Cachos – Pantene / Creme incrível, da uma definição sem igual no cabelo

10. Gelatina para cachos / Eu não conheço uma pra indicar, mas se eu tivesse na transição agora, eu compraria uma para ajudar nos penteados e texturizações

11. Óleo reparador de pontas / Aqueles óleos pequeninhos sabe? Ótimo para dar brilho no cabelo depois de secar ou texturizar

Produtos para fazer o cabelo crescer

Isso é um assunto polêmico, muita gente usa esse tipo de produto querendo milagres e… nem sempre o resultado é bom. A maioria dos produtos que dizem fazer seu cabelo crescer, são bons não por fazerem mágica, e sim por darem ao seu cabelo os nutrientes e vitaminas que ele precisa para crescer tanto quanto um cabelo saudável deve crescer. Ou seja cabelo forte e saudável = mais crescimento.

Atenção: Esses produtos podem não ser recomendados para mulheres Grávidas. Procure um especialista antes de usar.

12. Amor Crescido – Nyata Cosméticos / Ajudaram muito meu  cabelo a crescer mais forte e saudável na transição

13. Shampoo Bomba – Salon Line / Acho que é um dos produtos mais polêmicos, mas por ele ser uma bomba de vitaminas, e ter algumas coisas na composição como óleo de ricíno, ele deixa sim o seu cabelo mais nutrido, porém, recomendo não exagerar e usar só 1 vez por semana, ou até mesmo a cada 15 dias.

14. Óleo de Ricino / Eu nunca usei, mas sempre vejo vários casos de pessoas que usam e super recomenda por todos os benefícios que ele traz, além de nutrir profundamente o fio.

Texturização

Texturização é quando você modela a parte lisa do seu cabelo para ficar cacheado. Eu fazia muito isso pra sair quando estava na transição e sempre me salvava. Separei alguns links de vídeos que podem ajudar vocês com isso. Vale a pena tentar texturizações diferentes e ver qual da certo.

15. Texturização com Tranças Boxeadoras

16. Texturização com Canudinho

17. Texturização Papel Alumínio

18. Texturização Bigudinhos

19. Texturização Tranças

20. Texturização Coquinhos

Bad Hair Days = Penteados!

Seu cabelo não está legal hoje e você não tem tempo para texturizar? Ou quer ficar linda com o cabelo diferente? Invista em penteados, alguns são mais elaborados, outros mais simples, me com certeza ajudam muito no dia a dia.

21. 8 penteados para quem está na transição

22. 3 penteados para arrasar!

23. O penteado mais fácil do mundo

24. Penteados para transição

25. 2 Penteados fáceis estilo Gringa

Big Chop

26. Minha super dica em relação ao Big Chop, é: Se olhe no espelho e pense em qual tamanho de cabelo você acha aceitável para se sentir bonita. Foi o que eu fiz, e foi a melhor escolha da minha vida. Eu sabia que não ia me achar bonita se meu cabelo ficasse curto de mais, ou se ficasse na altura da orelha. Mas sabia que eu iria aceitar se ficasse um pouco abaixo ao tamanho do pescoço. Eu tive que esperar muito por isso? Tive. Mas quando a parte cacheada chegou no tamanho que eu queria e finalmente cortei, eu me senti linda! Muitas meninas quando cortam não se sentem bonitas, e não da pra voltar a trás. E na maioria das vezes isso tem a ver com o tamanho do seu cabelo. Então se você não vai se sentir bem. Espere!

27. Salve várias fotos de cabelos cacheados curtos no seu celular, ou no pinterest, ou qualquer outro lugar. Comece a ver beleza nisso, porque sinceramente, cabelo curto é maravilhoso e tão lindo quanto cabelo grande, e você precisa entender isso! Não adianta cortar, e se sentir feia só porque seu cabelo não é grande. Isso nem faz sentido. Se desapega dessa ideia, e se joga!

28. Sinta-se linda e aproveite seu cabelo curtinho. Fala sério, você sofreu durante a transição, lutou muito pra se livrar da química, então para um pouco com essa neura de fazer ele crescer. Ele ta lindo assim, então aproveita. Sente a brisa na nuca, aproveita o tempo que você economiza com ele curto, solta os cachos, balança seu cabelo e se diverte. Eu fiz isso, e foi ótimo parar de me preocupar com essa questão do crescimento. Os últimos 2 anos passaram voando e aproveitei muita coisa na minha vida, quando percebi, meu cabelo tava muito maior, e eu muito feliz. A vida é curta de mais pra você se preocupar em fazer seu cabelo crescer. O mais importante aconteceu: ele é todo natural agora.

29. Se de qualquer forma, você não gosta de cabelo curto e acha que não vai dar certo em você, não faça um grande corte. Muitas meninas optam por ir cortando só as pontas, de 3 a 4 dedos, aos poucos, até o cabelo ficar 100% natural. E acho que é uma opção ótima caso você realmente não vá gostar de ter um cabelo curto.

30. Continue cuidando dele e testando o que da certo no seu tipo de cabelo. Eu já mudei umas 10x a forma de cuidar dele, já que ele mudou muito com o tempo. Então se adapte. E seja feliz!