Anatomia do blog perfeito

Oi gente! Dia desses eu vi um post em um blog gringo em que tinha várias dicas de design para blogueiros iniciantes, e dentro dessas dicas, fazia parte o gráfico da Anatomia do Blog Perfeito. Porém as dicas e esse gráfico não combinam muito com o que eu sigo e da muito certo pra mim, por isso surgiu a ideia de fazer o meu post, com o que é perfeito pra mim! 

Focarei na estrutura do blog, naqueles itens que vão ajudar o leitor a navegar no seu blog, ficar mais tempo nele, e voltar mais vezes!

Fiz uma imagem pra ajudar vocês a identificar os itens de cada tópico:

Gráfico - Anatomia do blog perfeito


 1. Nome do blog e Logo. 

O nome do blog sem dúvidas é uma parte importante, né? hahah. Provavelmente seu blog já tem um nome, e ele deve estar bem posicionado para que as pessoas vejam e lembrem-se dele. Imagina só, alguém amar seu blog, e depois não conseguir voltar porque não lembra o nome? E sem dúvidas um logo marcante te ajuda a fazer as pessoas lembrarem de você, te reconhecerem por aí.
2. Menu de navegação 


Não tem coisa pior do que você entrar em um blog e amar ele, e depois não ter o que fazer. Quando a gente gosta de um blog, queremos ler mais coisas, precisamos de um menu com Início, Sobre, Contato, Categorias Principais, para podermos aproveitar o melhor daquele blog, podermos encontrar mais posts, mais conteúdo. 
Aqui também já entram as categorias – os temas que você aborda no blog: beleza, maquiagem, viagens, dicas, etc – que podem ser na parte de cima do blog ou na barra lateral. 

> Menu fixo no topo do blog
3. Postagens Recentes
As postagens recentes geralmente são aqueles quadradinhos ou slides com as últimas coisas que você postou. Isso entra no grupinho *desperta o interesse do leitor* que faz com que ele possa ter vontade de ler mais coisas no seu blog. 
4. Área da postagem: 

    4.1 Texto legível – fonte cor preta ou cinza escura, e uma fonte comum, como calibri, times new roman, arial, alguma coisa simples, por favor, é muito ruim ler um post que a cor é roxa e usa uma fonte cursiva que mal da pra entender gente. A gente desiste kkkk. 
   4.2 Botões de Compartilhamento – eu não levava isso tão a sério, até o dia em que eu quis compartilhar um conteúdo do meu próprio blog pelo celular e NÃO TINHA ESSES BOTÕES e gente, eu, a própria dona do blog, desiste de compartilhar. Imagina quem é leitor né? Pode ser com 1% das pessoas que entrarem no seu blog usem esses botões, mas já vai fazer uma grande diferença pra gente.

   4.3 Botão para comentar / comentários – em um lugar que seja fácil de achar e que não dê trabalho nenhum para comentar. Porque se a pessoa é uma boa alma que quer comentar no seu blog, vamos facilitar o trabalho dela né?

> Veja o tutorial Rodapé do post personalizado, com: Botões de compartilhar, botão de comentar e marcadores.
   4.4 Postagens Relacionadas – lembra do grupinho *desperta o interesse do leitor* ? Esse é mais um que faz parte, se a pessoa leu um post e gostou, ela tem muitas chances de querer outro post relacionado, né?

Super indico o tutorial da Elaine Gaspareto <3 

   4.5 Comentários pelo facebook – Os comentários do facebook são muito fáceis e atrativos, muito mais que os nativos do blog.
5. Quem escreve o blog – se você não quiser colocar um sobre você ali, coloque pelo menos um pouquinho sobre o blog. Ter esse tipo de proximidade com o leitor, faz com que ele confie mais em você e goste mais de você, se identifique mais. 
6. Redes Sociais – as redes sociais do blog ajudam muito a fazer ele crescer, ajudam na divulgação, na interação com os nossos leitores.. mas também precisamos fazer o contrário, e aproveitar aquela pessoa que entrou no seu blog e levá-la até as redes sociais. 

O legal é você fazer isso com aqueles ícones que vão ficar no menu, ou na barra lateral. Ou então, usar widgets das redes mais importantes. Tipo aquela caixa pra curtir a página no facebook, as últimas fotos do instagram, últimos vídeos do youtube.. 
7. Newsletter – Se inscrever para receber novidades por e-mail. A verdade é que enquanto as redes sociais cortam nosso alcance pra lucrar em cima da gente, por e-mail podemos contatar cada um de nossos leitores e ter nosso blog na caixinha de e-mail deles. Só é preciso ter cuidado para não fazer virar spam. Eu ainda não estou muito familiarizada com o uso de newsletter, mas é algo que vale a pena dar uma procurada. 
8. Seguir o blog – Queremos que nossos leitores voltem para o nosso blog sempre, e por isso é bom dar todas as opções possíveis para ele te seguir e te encontrar de alguma forma, porque ele vai escolher a melhor opção, a que ele mais usa, e mais fácil pra ele. 
9. Rodapé do blog – Com créditos e e-mail para contato. É preciso creditar os outros pelo trabalho, e pelos tutoriais que tanto te ajudaram, afinal, sem eles, você teria chegado a esse resultado?
—— ♥ ——
Eu sei que o post ficou um pouquinho grande, mas é que não adiantava fazer de mal jeito né? Já que é pra explicar, vamos explicar direitinho. Sei que alguns desses itens ainda não são tão claros, principalmente pra quem é iniciante, e espero poder ajudar com esse post. Se tiverem alguma dúvida, ou sugestão, fiquem a vontade para comentar.
Tem muitos outros posts legais como esse na página Extras do blog
Com amor, Lariz