Você tem interesse, vontade ou curiosidade de aprender programação? Esse é o post certo para você! Destinado a quem nunca teve (ou teve pouquíssimo contato) com programação e quer aprender.

O que é Front-end e o que é possível fazer com isso?

Trabalhar com front-end é trabalhar com interface, com a interação que seu site, aplicação ou programa tem com o usuário. É utilizado HTML, CSS, Javascript e algumas outras tecnologias como React, Vue, Bootstrap, por exemplo. Assim, é possível criar sites e web aplicativos.

O Front é apenas um dos vários tipos de programação que existem.

Qual é a minha experiência como desenvolvedora?

Comecei a aprender HTML e CSS sozinha na época do ensino médio. No ensino técnico, tive meu primeiro contato com uma linguagem de programação: C#. Em 2015, primeiro ano após terminar a escola, eu criei o butlariz e junto com isso, aprendi a desenvolver temas para blogs. Fiquei 3 anos, trabalhando em casa como freelancer desenvolvendo sites e blogs. Em 2018 entrei na Laboratória, um bootcamp de Front End para mulheres.

Em dezembro de 2018, comecei a trabalhar na Loggi como Engenheira de Software, e atuo no back-end com Python e Django, e no front com React.

Quero juntar minhas experiências e meu aprendizado nesse Guia de Estudos, para te ajudar a entrar no mundo da programação.

E como vai funcionar o Guia de Estudos?

O Guia será composto de diversas postagens que irei liberar aos poucos, chamaremos cada postagem de Aula para facilitar a organização. Todas as aulas terão indicações de cursos, tutoriais, vídeos, ou outros conteúdos que eu encontro online e são ótimos recursos para estudar programação (de preferência, gratuitos), ou até mesmo conteúdos criados por mim.

Nas aulas também terão dicas que eu darei para facilitar o seu processo de aprendizado, e em algumas terão projetos pensados por mim, para você colocar seu aprendizado em prática.

Desejo que essa série de postagens te ajude a aprender programação, e a começar a desenvolver seus próprios projetos. Mas é só uma ajuda, e espero que isso te incentive a estudar mais, a procurar outros cursos, bootcamps ou até faculdade caso você goste dessa área.

Dicas ao acompanhar o Guia:

• Irei liberar as postagens aos poucos, e todos terão conteúdos rápidos de consumir e exercitar. Então aproveite até a próxima aula sair, para completar a aula atual.

• Quero muito trazer projetos de exemplos reais, então capriche muito para poder usá-los em seu portfólio (inclusive, iremos falar disso no guia).

• Pesquise além do que eu coloco no guia, programar é estar o tempo todo em busca de aprender.

Se cadastre na lista de e-mail para ser avisado sobre novas aulas

Deixe nos comentários se você tem interesse em participar, e eu adoraria ter uma sugestão de onde podemos manter um canal de comunicação: grupo no facebook, discord, grupo no instagram, telegram (aceito outras ideias).

Índice de Aulas:

🌺 Aula 1 – HTML e CSS