Texto por Loriene Oliveira

Esse post é um especial em comemoração ao aniversário de 5 anos do butlariz.com, e eu fui convidada pela Lariz para dar algumas dicas de como conciliar a vida de mãe e blogueira! Mas antes de tudo, preciso me apresentar!

Meu nome é Loriene, mas pode me chamar de Lori, sou mulher, mãe, dona de casa, esposa e blogueira no Fit e Bela blog, um cantinho todo especial onde compartilho dicas de saúde, beleza e autoamor! Apresentação feita, vamos ao post.

A quantidade de mães empreendedoras só aumenta com o passar dos anos, algumas escolhem oferecer serviços, vender produtos físicos e outras assim como eu, decidem blogar. 

Trabalhar na internet seja com um blog, um canal no Youtube ou através do Instagram exige muita dedicação e organização assim como qualquer outro empreendimento, mas para uma mãe a organização precisa ser dobrada, ou ficará muito difícil conciliar todas as obrigações. 

Eu tenho dois filhos, uma menina de 4 anos e um menino de 2, e agora vou compartilhar com você algumas coisas que fizeram toda a diferença na minha jornada de mãe blogueira! Vamos lá?

Vida de mãe e blogueira: 6 dicas para conciliar as tarefas e não se sobrecarregar!

Dica 1 – Seja como um passarinho! 

Acordar um pouco mais cedo transformará seu dia, nada de acordar na hora do almoço, você tem várias obrigações a cumprir e acordar tarde só vai te atrapalhar, não significa que será necessário você acordar as 5 da manhã (só se você quiser), mas aqui em casa essa é a tarefa mais importante para eu conseguir ter um dia mais produtivo. 

Então crie o hábito de acordar mais cedo, de preferência antes das crianças, mas se você está se perguntando o que fazer com esse tempo, eu te respondo!

Acorde mais cedo para ter um momento com você, ao acordar pratique a visualização, visualize como você deseja que seu dia seja, tome um banho, se arrume e adiante as tarefas de casa, assim quando as crianças acordarem você terá mais tempo livre para elas e para o seu negócio.

Dica 2 – Se organize!

Organização é a base de tudo, mas aqui ela precisa ser em dobro, cuidar da casa, dos filhos, de você, do trabalho… pode se tornar uma confusão caso você não se organize, então tire um dia para organizar suas atividades, defina um cronograma semanal para os cuidados com a casa, crie um calendário editorial para posts no blog e redes sociais, não se esqueça de anotar tudo e ter essas anotações sempre por perto, organizar e ter um planejamento semanal de acordo com as suas necessidades fará uma diferença enorme ao final de cada dia.

Dica 3 – Definir tarefas e horários!

Definir cada tarefa a ser feita e o tempo que você levará para executar cada uma delas é muito importante, assim você não esquecerá nada, você precisa estipular um tempo para cada atividade (cuidar da casa, cuidar e brincar com as crianças, criar conteúdo, interagir com os seguidores…), determinar um tempo para cada tarefa deixará o seu dia muito mais leve.

Dica 4 – Priorize e mantenha o foco!

Nem todos os dias serão iguais, imprevistos acontecem e por isso é muito importante você priorizar as atividades mais importantes de cada dia. Comece pelo que é mais importante e deixe as outras obrigações para depois, faça cada coisa no seu tempo e se mantenha focada no que você está fazendo, não faça várias coisas de uma vez, isso te deixará ainda mais sobrecarregada.

Dica 5 – Faça uma pausa!

Por mais que o trabalho seja em casa, as diversas responsabilidades de uma mãe blogueira podem sufocar e sobrecarregar uma mulher, então faça uma pausa durante o dia, tire um momento para descansar a mente e o corpo, aqui em casa eu costumo aproveitar o período da tarde quando as crianças dormem. Ajuste essa pausa na sua rotina de acordo com suas possibilidades, se você só tem 10 minutos para uma pausa ok, só não deixe de fazê-la.

Dica 6 – Não perca tempo nas redes sociais!

As redes sociais fazem parte do seu trabalho, então aproveite o tempo que você tem para elas com sabedoria! Quando estiver navegando, não fique apenas vendo fotos e se comparando com outras mulheres, interaja de verdade com seus seguidores e com as pessoas que você segue! Use suas redes sociais como uma ferramenta de trabalho e não apenas para seu entretenimento!

Para se lembrar dessas dicas, salve a imagem abaixo no Pinterest!

As dicas acima te ajudarão a conciliar as tarefas do dia a dia de mãe blogueira,  mas para você não pirar…

  • Tire um momento exclusivo para as crianças;
  • Cuide dos filhos, da casa… mas não se abandone;
  • Pense positivo e agradeça;
  • Não se compare;
  • Se ame e valorize o seu trabalho;
  • Não se auto sabote procrastinando, se precisa fazer, faça;
  • Faça amizade e troque experiências com outras mães empreendedoras;
  • Defina sua carga horária de trabalho;
  • Não deixe para criar conteúdo em cima da hora.

Atualmente eu sou mãe e blogueira em tempo integral, mas caso você além dessas tarefas tenha outro emprego ou curso essas dicas também servem para você, só será necessário você se esforçar um pouco mais do que eu, mas saiba que se você se dedicar será possível!

Ser mãe e blogueira não é um mar de rosas, mas com o passar do tempo as coisas vão se ajustando e tudo vai ficando mais fácil, eu amo cada nova experiência, e você, está preparada para ser mãe e blogueira? Deixe seu recadinho aqui embaixo nos comentários! E não se esqueça de me acompanhar lá no Instagram @fitebelablog! Beijos da Lori!🖤