Ei, tudo bom? Esse post é dedicado a quem nunca teve (ou teve pouquinho) contato com a programação, e quer começar a aprender sobre a área.

Photo by Maddi Bazzocco on Unsplash

Carreira Dev? Se você não sabe o que estou falando, Dev, Developer, Desenvolvedor ou Programador, é aquela pessoa que fica digitando vários códigos no computador e transformando eles em soluções para o nosso dia a dia. Fazemos sites, aplicativos, sistemas, automações, e muitas outras coisas legais. E como fazemos isso? Com muita lógica, linguagens de programação feitas para usarmos de acordo com nossas necessidades, ferramentas, serviços, técnicas, e muita documentação e estudo para sermos capazes de desenvolver os mais variados tipos de produtos, de forma atualizada e de alta performance.

Sabe o instagram que a gente tanto ama? Os aplicativos do seu celular, o próprio sistema operacional dele, sites que você visita, os jogos incríveis que existem mundo a fora, o netflix nosso de cada dia… São alguns exemplos de trabalhos que desenvolvedores fazem. Dentro da área da programação, existem as categorias de programador desktop, web, games, e mobile. Uma dica é pesquisar sobre essas categorias, e já ir pensando sobre qual você prefere.

E por onde começar nesse incrível mundo dos códigos?

• Estude lógica de programação – essa é a parte fundamental do nosso trabalho. Em qualquer linguagem, em qualquer tipo de sistema que você esteja desenvolvendo, sempre envolve a lógica. Comece desenvolvendo essa habilidade, é uma das mais importantes.

Pratique o autoaprendizado – Você vai precisar aprender coisas novas o tempo todo, no mundo da programação tudo muda e evolui muito rápido, e você sempre vai encontrar desafios que os cursos ou faculdades não vão te ensinar. Você precisará pesquisar muito no google, ler muitos tutoriais e contar com ajuda do stack overflow. Existem muitos cursos bons online, e que vai depender da sua dedicação.

Se interessa por desenvolver sites ou blogs? Começar por HTML e CSS é uma ótima ideia. Apesar de não serem linguagens de programação, são fáceis de aprender e praticar.

• Comece a estudar linguagens: Linguagem de programação é o que a gente usa para escrever códigos, de forma que um computador interprete e possa rodar o código que a gente desenvolveu. Para começar a aprender, eu posso recomendar Javascript e Python (de desenvolvimento web), que são as quais eu conheço, apesar de existirem várias. No dia a dia, a linguagem que você usa, depende da categoria que você vai trabalhar. (Lembra? Desktop, web, games ou mobile)

Qual faculdade fazer?

Para começar, existe uma grande discussão sobre se faculdade é realmente uma coisa necessária nessa área, e essa não é discussão para esse post (um no futuro, talvez?), mas o que posso dizer por agora é: Eu ainda não fiz faculdade na área, mas tenho interesse. E, essas são os cursos que conheço da área caso você também tenha interesse em fazer:

Sistemas para Internet – Focado em desenvolver e implementar páginas para internet. Na FIAP, por exemplo, matérias como marketing digital, gestão de negócios e desenvolvimento mobile fazem parte da grade currícular. (É esse curso que eu penso em fazer)

Analise e Desenvolvimento de Sistemas – “analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implementa e cuida da manutenção de sistemas computacionais e software.” (Guia da carreira)

Ciência da computação – “é a ciência que estuda as técnicas, metodologias e instrumentos computacionais, que automatiza processos e desenvolve soluções baseadas no uso do processamento de dados.” (wikipedia)

Cursos gratuitos para começar a aprender programação

Separei alguns cursos gratuitos que achei super legais para quem quer começar nesse mundo incrível do desenvolvimento, tem de área variadas, então é legal escolher o que tem mais a ver com o que você se identifica. Além desses, existem vários outros cursos legais, tutoriais na internet e aulas no youtube!

• Algoritmos e Lógica de programação (iniciante)

• HTML 5 para quem não sabe nada de HTML 5

• Introdução à CSS

• Introdução a Linguagem Javascript

• Python 3 na Web com Django (Básico e Intermediário)

• Desenvolvedor Android Iniciante

• Construa seu site WordPress de forma simples e rápida

• Criando Páginas Web com Github Pages

Estar em constante aprendizado é muito importante para essa área, e lembre-se também de colocar em prática! Invente algo, procure algum problema para desenvolver uma solução, faça algum que seu amigo precisa, enfim, praticar é a melhor forma de aprender.

Quer aprender mais sobre a carreira de desenvolvimento? Receba atualizações legais por e-mail. Se tiver dúvidas ou sugestões de postagens, deixe aqui nos comentários!