Oi gente

Vim falar pra vocês do livro Os 13 porquês de Jay Asher, é um livro impressionante e surpreendente que fala sobre o bullying. Eu queria, do fundo do meu coração, que o mundo inteiro lêsse esse livro, mas, infelizmente, ele não é tão conhecido quanto merece.

O livro começa com Clay Jensen indo para casa, onde encontra um pacote com fitas. Ao ouvi-las, o garoto descobre que são de Hannah, sua colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, a garota  começa a explicar que fez essas gravações para explicar os 13 motivos que fez ela se matar. Cada motivo é uma  pessoa, e apenas essas pessoas receberiam o pacote. A regra era simples, quando terminasse de ouvir, o pacote  deveria ser enviado para o próximo.

Então, Clay ansioso para saber o que fez ele ser um desses motivos, começa a ouvir as fitas, que contam muitas coisas sobre a vida de Hannah que ele, e nem ninguém, imaginava, e só assim é possível realmente conhece-la. A história é narrada intercalando entre os dois, é interessante porque enquanto ela conta algum fato importante para a sua vida, o garoto da o seu ponto de vista.

Assim a história se desenrola, Hannah conta de cada coisa que cada pessoa fez, como brincadeiras maldosas e insultos, entre outras coisas que eram tão insignificantes pros outros, mas que pra ela foram crescendo até que ela não pode mais aguentar. Enfim, é uma história surpreendente que prende o leitor, e é praticamente impossível largar o livro antes de chegar ao fim.

Nesse livro, o tema “bullying” é tratado com seriedade e de forma verdadeira. Nos faz passar a ver as pessoas de forma cautelosa, e medir mais as nossas palavras. Eu simplesmente adorei o livro. E preciso admitir que, mesmo sabendo que Hannah já estava morta, torci até o finalzinho pra que ela aparecesse. Eu recomendo esse livro, e como já disse, todos deveriam ler!

Bom, é isso galera. Espero que tenham gostado da resenha, poderia ficar aqui durante horas, mas se eu falasse mais, acabaria dando spoiler haha. E vocês, já leram o livro? Gostaram? Deêm as suas opiniões nos comentários!

Beijinhos da Lari